sábado, 13 de abril de 2013

O Incrível Hulk: O Golias Esmeralda!


Hulk por John Byrne.
(Fonte: Keane On Comics Tumblr)
Por Valdemar Morais


Nome Original: Hulk.
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby.
Alter-egos: Bruce Banner, Robert Bruce Banner, Sr. Tira-Teima, o Quebra-Mundos.
Amigos: Betty Ross, Rick Jones, Marlo Chandler, Doc Samson, Caiera.
Inimigos: Líder, Abominável, Os Alienígenas, Gremlin, Wendigo, Os Caça-Hulk, Zzzax, Maestro.
Afiliações: Vingadores, Defensores, Panteão, Pacto de Guerra.
Primeira Aparição: The Incredible Hulk nº 1 (1962)- Marvel Comics.








A infância de Bruce Banner não foi nada fácil. Seu pai, Brian, um homem alcoólatra e violento, descarregava na esposa todas as suas frustrações, espancando-a impiedosamente. Vítima também dessas violências, Bruce reprimia dentro de si todo o ódio e o sofrimento que vivia e que alcançou seu clímax quando enfim sua mãe foi assassinada por seu próprio pai.

Para aplacar tamanha tragédia, Bruce acabou dedicando seu tempo e disposição aos estudos, formando-se, ao chegar à vida adulta, num brilhante físico nuclear. Seu currículo invejável lhe abriu espaço para um emprego no Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na área de pesquisa nuclear, chefiada pelo irascível General Thaddeus “Thunderbolt” Ross. Na base de pesquisa no deserto do Novo México, o Dr. Banner construiu e planejou o teste da primeira Bomba Gama, uma arma feita com alta carga de radiação desse tipo.

Quando o teste já estava em contagem regressiva, Banner avistou um jovem, Rick Jones, adentrar a área da explosão e ordenou a interrupção do experimento, enquanto ele próprio correu para tirar o rapaz de lá. O que Banner não imaginava era que um dos membros da equipe técnica do teste era um espião soviético que ignorou sua ordem e detonou a bomba. Banner ainda conseguiu empurrar Jones para uma vala de proteção, mas acabou atingido em cheio pela onda de radiação gama.

Bruce Banner sobreviveu, mas não sem consequências. Ele descobriu que em momentos de estresse, se transformava num gigante verde extremamente forte e furioso, que quanto mais irritado, mais poderoso fica: o Incrível Hulk. A partir de então, Bruce se tornou um andarilho, fugindo de grandes aglomerações – para evitar machucar inocentes- e do Exército dos Estados Unidos, que o julga uma ameaça. Isso teve um efeito cruel para o cientista, pois o afastaria de Betty Ross, filha do General Ross e sua grande paixão. Apesar disso, o sentimento recíproco de Betty jamais permitiu que os dois não ficassem juntos.

Embora considerado um perigo extremo onde for, o Hulk, quando não provocado, só quer ficar em paz e, muitas vezes, salvou a Humanidade de várias criaturas bem mais ameaçadoras do que ele, tais como o Líder, o Abominável, os Alienígenas e Zzzax. Nessas aventuras, quase sempre esteve acompanhado de Rick Jones, que consciente de que o Hulk e Bruce Banner eram a mesma pessoa, se sentiu responsável pelo Gigante Esmeralda.

O estado emocional do Hulk lhe rendeu rivais
até entre os heróis, entre eles, Thor.

(Fonte: Leitura de BD)
Um dia, o deus nórdico da trapaça, Loki, incitou o Hulk a atacar seu meio-irmão, o Poderoso Thor. O confronto dos dois chamou a atenção dos heróis Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa. Quando o estratagema foi descoberto, os guerreiros se uniram e derrotaram o deus maligno. Convencidos da importância daquela união, eles decidiram formar uma equipe permanente: os Vingadores.

Fazer parte do time foi uma tentativa do Hulk de ser aceito e mais bem-visto pelo público em geral, mas seu humor oscilante e os consequentes conflitos com os parceiros terminaram por fazê-lo abandonar o grupo. Seu posto foi assumido pelo Capitão América. Algum tempo depois, o Hulk acabou encontrando lugar na equipe dos Defensores, formada basicamente pelo Dr. Estranho, Namor e Surfista Prateado. Irregular, a equipe se reuniu e se desfez várias vezes.







Depois de anos de vida em fuga, enfrentando grandes ameaças, unindo-se aos principais heróis Marvel e encarado mais como um anti-herói, Bruce Banner, graças aos esforços do psiquiatra Leonard “Doc” Samson e da prática de ioga e meditação, passou a encarar o Hulk mais como parte dele mesmo do que como uma maldição. Banner superou seus traumas pessoais e compreendeu como controlar sua transformação no Hulk, utilizando-a sempre para proteger a si mesmo ou a Humanidade.

Herói com a maior força física do Universo Marvel, o Hulk possui também um fator de cura que o mantém seguro de qualquer ferimento, lesão ou enfermidade, além de ter grande resistência e velocidade. Com suas poderosas pernas, o Hulk é capaz de realizar enormes saltos, que lhe permitem atravessar continentes em poucos minutos.


O Hulk no traço de Dale Keown, um de seus
melhores ilustradores.

(Fonte: Radiação Gama)


Fonte

  • Hulk em Enciclopédia Marvel, Panini Comics (2005);
  • Dossiê Incrível Hulk em Mundo dos Super-Heróis nº 10, (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário