segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pantera Negra: O Rei Super-Herói de Wakanda!

Por Valdemar Morais



Pantera Negra no traço de Frank Cho.
(Fonte: ArtVerso)









Nome Original: Black Panther.
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby.
Alter-egos: T’Challa.
Amigos: Capitão América, Quarteto Fantástico.
Inimigos: Garra Sônica, Lobo Branco, Hatut Zeraze, Achebe.
Afiliações: Os Vingadores, Quarteto Fantástico.
Primeira Aparição: The Fantastic Four nº 52 (1966)- Marvel Comics.












Primeiro super-herói negro do grande mercado, o Pantera Negra nasceu da percepção dos geniais Stan Lee e Jack Kirby, que acabavam de testemunhar a eclosão do Movimento dos Panteras Negras, um grupo de defesa aos direitos dos negros nos Estados Unidos, a partir de uma perspectiva mais pró-ativa. Num Universo Marvel já incandescente desde a criação do Quarteto Fantástico em 1961, esse evento não poderia passar despercebido.

Na história, Wakanda é um país africano rico, altamente tecnológico, jamais colonizado por qualquer país europeu. Um reino governado pelo chefe da Tribo Pantera, que por sua vez, também reina sobre as outras tribos e sobre todo o país. Pantera Negra é um título cerimonial, dado sempre ao herdeiro legítimo do trono.

A maior riqueza de Wakanda é um metal chamado vibranium, dotado de características únicas e encontrado em abundância nas jazidas do país. Durante séculos, os reis de Wakanda tinham mantido um controle racional da exploração do vibranium, garantindo sobretudo que toda a renda fosse revertida para o bem do povo. Um dos mais queridos reis de Wakanda foi T’Chaka, que por sua vez repassou todas as lições sobre honra, nobreza, coragem e benevolência para seu filho, T’Challa.

O caminho de pai, filho e do povo de Wakanda cruzaria com o do físico inescrupuloso Ulysses Klaw. Este havia desenvolvido um processo capaz de criar objetos sólidos a partir de ondas sonoras. No entanto, para isso era necessário o uso do vibranium na confecção dos equipamentos. Com a recusa de T’Chaka em liberar o metal para o cientista, Klaw assassina o rei. Testemunha do crime e em busca de vingar o pai, T’Challa ataca o criminoso e sua comitiva. Com uma arma sônica do próprio bandido, o príncipe feriu Klaw, que teve a mão esquerda amputada.

Com Wakanda dominada por exploradores do vibranium, T’Challa passou pelo ritual do Pantera Negra: depois de vencer seis dos maiores guerreiros tribais num combate mortal,  ele ganhou  o traje do Pantera Negra- com revestimentos e garras retráteis em vibranium - e teve permissão de comer a erva em forma de coração, que ampliou sua força, seus  sentidos, velocidade, agilidade, força e resistência. Somando isso a seu grande intelecto - T'Challa estudou nos melhores colégios do mundo e se formou em Física-, ele partiu para os Estados Unidos na busca de achar aliados capazes de expulsar os invasores de sua nação.


Pantera Negra 
contra Garra Sônica: inimigos letais.
Arte de John Buscema para

The Black Panther nº 15 (1979)
(Fonte: Comic Collector Live)

Foi o Quarteto Fantástico que atendeu ao seu apelo – depois de ser derrotado, membro por membro pelo herói africano- e na batalha contra Klaw, o vilão usou em si mesmo o equipamento que desenvolveu com o vibranium, transformando-se no Garra Sônica, inimigo mortal do Pantera Negra e feito de pura energia. Conquistada a vitória depois de uma eletrizante batalha, T’Challa pode enfim assumir o trono de Wakanda.

A partir dali, o soberano e herói ajudou várias vezes seus amigos do Quarteto Fantástico, inclusive integrando a equipe por algum tempo em histórias recentes. Ao conhecer o Capitão América, ganhou seu respeito e respaldo ao ponto de entrar para os Vingadores. Num primeiro momento, T'Challa aceitou o convite para poder espionar os superseres, mas com o tempo acabou  fazendo amizade com os principais super-heróis do mundo e se tornou um dos integrantes mais populares dos Vingadores.





Dividido entre suas ocupações de herói e governante, T'Challa deixou pouco espaço para a vida pessoal, o que tumultuou o seu relacionamento com a assistente social estadunidense Mônica LynneApesar disso, após terminar seu envolvimento com Lynne, T'Challa redescobriu uma paixão de infância em Ororo Munroe, a mutante queniana conhecida como Tempestade, dos X-Men. Os dois assumiram esse amor e se casaram. No entanto, a união se desgastou rapidamente e logo cada um voltou para seu canto. 



Além do Garra Sônica, o Pantera Negra tem como adversários seu irmão adotivo Lobo Branco, líder dos Hatut Zeraze, a polícia secreta de Wakanda destituída por T'Challa, e Achebe, um religioso que usa a fé de seus fiéis e seus conhecimentos sobre explosivos para realizar seus devaneios de comandar Wakanda. Defensor incondicional de seus súditos, o Pantera Negra usa seus recursos vultosos e sua inteligência perspicaz para estar sempre um passo à frente dos problemas. 


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário