segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Grandes Heróis Marvel nº 1 (Primeira Série)




Por Valdemar Morais

(Fonte: Scans Marvel)


Colocar ordem na defasada cronologia da Marvel no Brasil foi a justificativa maior para a estreia desse almanaque que, em pouco tempo, se tornou um dos títulos mais emblemáticos dos quadrinhos de super-heróis. Mesmo assim, foi preciso muita conversa para que a edição visse a luz do dia. Segundo o editor Helcio de Carvalho, a mente por trás de Grandes Heróis Marvel, a cúpula da Abril duvidava que uma HQ trimestral fosse acompanhada regularmente pelos leitores, como afirma no especial Marvel 40 Anos No Brasil, publicado pela Panini Comics em 2007. 

Mas a primeira edição veio e foi com estilo. A revista trazia o impactante desfecho da aventura que ficaria conhecida como A Saga de Thanos. Thanos, criação do próprio Jim Starlin que assina a história, era membro de uma civilização pacífica e avançada tecnologicamente, residente em Titã, uma das luas do planeta Saturno. Ao contrário de seus conterrâneos de aspecto humano, Thanos tinha uma aparência monstruosa e, sobretudo, era fascinado pela destruição e a violência e por causa disso foi exilado no espaço por 80 anos. Nesse meio tempo, Thanos conheceu a personificação da Morte (uma mulher cadavérica de manto e capuz) e se apaixonou perdidamente. Depois de dominar Titã e aniquilar os seus pares com um exército de mercenários, Thanos ficou obcecado em orquestrar os maiores genocídios para agradar e enfim ser digno dos carinhos da Morte. 

Depois de uma primeira tentativa frustrada de obter poder supremo, Thanos buscava reunir as Joias do Infinito, gemas poderosas que estavam espalhadas por diversos planetas e tinha a intenção de usá-las para apagar as estrelas do universo, extinguindo todos os seres vivos em nome de sua amada. A ameaça forja uma união desesperada de heróis como Vingadores (Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Fera, Feiticeira Escarlate, Serpente da Lua e Visão), o Coisa (do Quarteto Fantástico), Homem-Aranha, Capitão Marvel e o mago estelar Adam Warlock, que se lança numa batalha homérica contra Thanos e suas hordas mercenárias. No momento mais crítico da aventura, Thanos mata Adam Warlock, obtendo a última joia que faltava (era um amuleto na testa do herói), mas antes que o vilão possa alcançar seu grande objetivo, o subestimado Homem-Aranha liberta o espírito de Warlock que fulmina Thanos, transformando-o em pedra. Porém, como todo bom vilão, Thanos não ficaria adormecido por muito tempo...

Morte de Warlock: na época, herói morrer era um choque  (Fonte: Return To Comics)
A Saga de Thanos, que foi publicada no Brasil também na revista mensal Heróis da TV (começo e meio), teve uma republicação caprichada em 1992, feita também pela Editora Abril. Em cinco edições, a minissérie incluía partes inéditas da aventura.  

Embora Grandes Heróis Marvel nº1 trouxesse ainda uma insossa história de sete páginas do Cavaleiro da Lua, foi a aventura espacial unindo vários heróis contra uma ameaça monumental – marca registrada do autor Jim Starlin e, de preferência, com Thanos pelo meio – que conquistou os leitores de imediato e pavimentou caminho para mais 65 edições de sucesso até 1999, quando a revista foi zerada e mudou de formato, deixando muita saudade. 

GRANDES HERÓIS MARVEL Nº 1 (Primeira Série)

Histórias: A Ameaça Final; A Oferenda.
Ano de Lançamento: 1983.
Editora: Abril Jovem/Marvel Comics.
Roteiro: Jim Starlin.
Desenhos: Jim Starlin.
Arte-final: Joe Rubinstein.
Cores: Rita de Carvalho.
Tradução: Jotapê Martins.
Publicada originalmente em: Avengers Annual nº 7 e Marvel Two In One Annual nº 2 (1977).
Personagens: Os Vingadores.
84 páginas.


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário