terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pato Donald: Um Teimoso Por Natureza

Donald numa de suas primeiras versões
(Fonte: Picsou Wikia)
Por Valdemar Morais





Nome Original: Donald Duck
Criadores: Walt Disney, Art Babbitt e Dick Huemer. 
Alter-egos: Superpato, Donald Duplo.
Primeira Aparição HQ: Donald Duck Finds Pirate Gold (1942)
Primeira Aparição HQ (Brasil): O Pato Donald nº 1, Editora Abril (1950).








Filho de Hortência (Hortense) McPato e Patoso (Quackmore) Pato, Donald é um dos mais famosos habitantes da lendária Patópolis. Facilmente reconhecível pelo quepe e o traje de marinheiro, Donald também é conhecido por sua voz rouca e sua costumeira teimosia que geralmente o coloca em grandes confusões, seja tentando educar seus sobrinhos encapetados, Huguinho, Zezinho e Luisinho, agradar a namorada Margarida ou tentar vencer a maré de azar que o cerca. 

Mesmo vestido como um homem do mar e sobrinho por parte de mãe do pato mais rico do mundo, Tio Patinhas, Donald vive se aventurando em todo tipo de profissão, sempre a bordo do seu charmoso 313. Felizmente para os leitores, Donald até consegue algum sucesso, mas quase sempre o seu orgulho e cabeça quente colocam tudo a perder, rendendo momentos de riso largo. 


A turma reunida: Minnie, Mickey, Pateta, Pluto, Donald, Margarida e
João Bafo de Onça.

(Fonte: Disney Wiki)



Seus melhores amigos são Mickey e Pateta – que nas HQs publicadas no Brasil também moram em Patópolis, diferente das edições originais- e seus companheiros de peripécias são quase sempre os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho e a namorada Margarida. Já o primo Peninha é o tormento particular de Donald, sempre querendo ajudar, mas no final complicando tudo. Tio Patinhas, por sua vez, se gaba de ajudar o sobrinho, mas o explora, colocando Donald nas maiores agruras.

Algumas dessas agruras põem Donald na trilha dos assaltantes Irmãos Metralha e da bruxa Maga Patalójika. Porém, os maiores adversários de Donald continuam sendo domésticos, como os esquilos Tico e Teco e, mais especialmente, o vizinho Silva, um encrenqueiro que vive brigas intermináveis com o pato.


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário