segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O Escudo: O Destruidor de Tiranos!

O Escudo e seus principais coadjuvantes:
atrás, o garoto Bob e nos círculos,
Betty Warren, Mamie Mazda e
seu namorado JuJu Watson

(Fonte: DC Wikia)

Por Valdemar Morais




Nome Original: The Shield.
Criadores: Harry Shorten e Irv Novick.
Alter-egos: Joe Higgins.
Amigos: Betty Warren, JuJu Watson e Bob.
Inimigos: Dr. Wang, Abutre, Estrangulador, o Huno.
Afiliações: Os Poderosos Cruzados.
Primeira Aparição: Pep Comics nº 1(1940)- MLJ/Archie Comics.











Primeiro de uma leva de heróis patrióticos que pipocaram nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o Escudo é o químico Joe Higgins, filho do tenente do exército Tom Higgins. O pai de Joe também era um cientista e trabalhava num composto que era capaz de transformar uma pessoa comum num super-homem, com reflexos, força e sentidos aguçados. No entanto, o pesquisador acaba morto num plano de sabotagem do espião alemão Hans Fritz, durante a explosão de Black Tom, em 1916. A culpa sobre a tragédia também recai sobre o Dr. Higgins.

Após a morte do pai, Joe continuou sua obra e descobriu que o sucesso da fórmula se baseava na aplicação dela em determinadas partes da anatomia: sacro, coração, sistema nervoso, olhos, pulmões e pele (ou no original, Sacrum, Heart, Innervation, Eyes, Lungs e Derma), além de doses de raios X. Ele testa o processo em si mesmo e se vê capaz de dar grandes saltos, além de uma força e agilidade acima da média. Decidido a limpar o nome do pai e combater os inimigos dos Estados Unidos, Joe se torna um agente do FBI sob as ordens diretas de J. Edgar Hoover e confecciona um traje invulnerável, baseado nas cores da bandeira estadunidense. Inspirado nas iniciais das partes de seu corpo que receberam o composto químico, Joe Higgins se torna o super-herói chamado The Shield, o Escudo.

O Escudo combatia diversas ameaças ao poderio estadunidense, que eram frequentemente representadas por vilões ligados ao Eixo (Alemanha e Japão, em especial), como o Dr. Wang, o ardiloso Abutre, cujas orelhas pontudas e a face esverdeada jamais se soube se eram parte de uma máscara ou de sua aparência real e o agente nazista Huno, dono de um traje especial que melhorou seu corpo e mente, tornando-o um adversário muito resistente. 


Nas suas missões, a princípio, Joe Higgins contou com o apoio de sua namorada, Betty Warren e posteriormente ganhou como parceiro o obstinado JuJu Watson. Porém, seu mais célebre companheiro de aventuras seria o garoto Bob (Dusty, no original), cuja vida salvou de um desastre aéreo e adotou como filho. De seus parceiros de aventura, o menino era o único que sabia que o Escudo e Joe Higgins eram a mesma pessoa.

O Escudo à frente dos Poderosos
Cruzados.  Capa de The Mighty Crusaders
nº 4 (1966). Arte de Paul Reinman.
(Fonte: DC Wikia)


O Escudo viveu diversas aventuras, inclusive ao lado de outros heróis como Capuz Negro, Cometa, o Mosca e a Garota-Mosca, integrantes dos Poderosos Cruzados. O interesse pelo Escudo durou até que ele fosse suplantado pelo personagem Archie Andrews, que virou a sensação da editora MLJ. Tanto que esta chegou a mudar seu nome para Archie Comics. Ocasionalmente outras versões do Escudo surgiram durante os anos 1960, durante o revival dos super-heróis gerado pela Marvel Comics e, mais recentemente, em 2010, numa série limitada e licenciada da DC Comics. 










Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário