segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Batman: O Cavaleiro das Trevas!


Por Valdemar Morais


Batman em arte famosa de Neal Adams,
seu mais célebre ilustrador.
(Fonte: Manga Sanctuary)

Nome Original: Batman.
Criadores: Bob Kane e Bill Finger (não-creditado).
Alter-egos: Bruce Wayne, Fósforos Malone.
Amigos: Alfred, Comissário Gordon, Robin, Asa Noturna, Batgirl, Batwing, Batwoman, Caçadora, Superman.
Inimigos: Coringa, Pinguim, Mulher-Gato, Duas-Caras, Charada, Sr. Frio, Bane, Espantalho, Ra’s Al Ghul.
Afiliações: Liga da Justiça, Renegados, Batsquad (Família Morcego). 
Primeira Aparição: Detective Comics nº 27 (1939)- DC Comics











O médico e empresário Thomas Wayne, ao lado de sua esposa, a assistente social Martha, eram muito além de mais dois ricaços que gastavam milhões em caridade. Eles eram legítimos cidadãos, que lutavam para tornar cada vez melhores os dias da sombria cidade de Gotham. A solidariedade, a busca pela justiça e pelo bem-estar das pessoas foram lições preciosas que eles fizeram questão de passar não só aos gothamitas, mas especialmente ao filho deles, Bruce.

A vida tranquila e feliz dos Wayne mudaria para sempre numa noite de cinema, na saída de uma empolgante exibição de A Marca do Zorro. Ao pegarem um atalho por um beco, Thomas, Martha e Bruce foram abordados por um assaltante. Thomas reagiu e foi baleado. Assustado pelo grito de Martha, o bandido também a silenciou com um tiro, deixando para trás o pequeno Bruce que, traumatizado, jamais seria criança novamente.

Acolhido pelo fiel mordomo Alfred Pennyworth e pela Dra. Leslie Thompkins, Bruce decidiu que ninguém merecia passar pela dor que ele passava. Naquela noite fatídica, ele jurou combater o crime e a injustiça para o resto de sua vida. Para isso, viajou o mundo, usando de sua vultosa fortuna para se aperfeiçoar nas maiores técnicas de combate, tecnologia e investigação, preparando o corpo e a mente. Aos 25 anos, Bruce retornou para Gotham, decidido a cumprir sua promessa. No entanto, percebeu que antes de confrontar os criminosos, primeiro era preciso intimidá-los. 


Cena de Batman: Ano Um, que narra a origem do herói:
quando Bruce Wayne encontra o Morcego, nasce o Batman. 
Arte de David Mazzucchelli.(Fonte: Adherents)


Inspirado nos morcegos que infestavam sua mansão e que o aterrorizavam quando garoto, Bruce confeccionou para si – com a ajuda devotada de Alfred- um traje especial com capa e capuz, que o transformava num morcego humano. A partir de então passou a combater os crimes nas ruas de Gotham City sob a alcunha de Batman, o Cavaleiro das Trevas


Batman e Robin em pintura de Alex Ross inspirada
em arte original de Bob Kane.

(Fonte: Cinema e Vídeo)

Em sua cruzada pela Justiça, Batman nem sempre foi bem-visto pelas instituições públicas, em especial a Polícia, mas sempre contou com o apoio de James Gordon, um tira honesto numa cidade corrupta, que graças à sua aliança com o vigilante, foi alçado de tenente a comissário de polícia. Algum tempo depois, Bruce Wayne se compadeceu do jovem trapezista Dick Grayson, que assim como ele, testemunhou a morte dos pais, igualmente assassinados. Quando o esperto garoto descobriu seu alter-ego, passou a combater o crime ao seu lado sob a identidade de Robin





Embora prefira manter-se nas sombras da maioria das vezes e seja avesso a intimidades, Batman acabou atuando junto com outros heróis. Membro do primeiro escalão da Liga da Justiça, várias vezes foi a astúcia e a inteligência do Cavaleiro das Trevas que conseguiram coordenar os poderes de Superman, Mulher-Maravilha, Flash e companhia nas vitórias contra diversas ameaças. Em dado momento, no entanto, a equipe se recusou a invadir um país dominado por um golpe político e onde corria perigo Lucius Fox, executivo das Indústrias Wayne. Para salvar o amigo, Batman rompeu com a Liga, reuniu um grupo de heróis menores como Metamorfo, Katana, Geoforça, Raio Negro e Halo e fundou os Renegados. Ele atuou como líder da equipe por algum tempo após o sucesso dessa aventura. Durante o período em que a cidade de Gotham foi reduzida a ruínas por um terremoto, a associação de Batman, Robin (Tim Drake), Asa Noturna (o ex-Robin Dick Grayson), Batgirl (Cassandra Cain), Azrael e Caçadora forjou o grupo Batsquad (ou Família Morcego, como é chamada atualmente), gerado para agir em graves crises contra a cidade. 

Concentrado em suas missões, Bruce Wayne nunca se preocupou em ter uma vida pessoal, definindo sua imagem pública como a de um herdeiro inconsequente e bon-vivant apenas como um disfarce. Porém, depois de uma improvável aliança com seu inimigo Ra’s Al Ghul, o herói se rendeu aos encantos de Tália, filha do vilão e uma eterna apaixonada por Batman. Da união dos dois nasceu Damian, criado escondido do pai até os dez anos e dono de um temperamento sanguinário e audacioso que Batman tenta a todo custo demover. Atualmente, Damian luta ao seu lado usando o manto de Robin.


Batman e seu filho,
o violento e imprevisível Damian.
Arte de Andy Kubert em

Batman nº 656 (2006).
(Fonte: Comicvine

Tecnicamente, Batman não poderia ser considerado um super-herói, pois não possui superpoderes. Contudo, mais de uma dezena de vezes suas habilidades acima da média se revelaram decisivas em vitórias contra vários adversários poderosos. Além do intelecto genial, do físico atlético, a perícia no combate corpo-a-corpo e a mestria em fugas e disfarces – sendo o do bandido Fósforos Malone o mais utilizado-, Batman conta com uma série de equipamentos que incluem veículos (como o Batmóvel e Batplano), recursos logísticos como um supercomputador (com mapas, planos e fichas de criminosos do mundo inteiro) e um completo laboratório de criminalística e dispositivos como batarangues (bumerangues em forma de morcego), cordas, cabos, cápsulas de gás e até kryptonita, tudo alocado no seu famoso cinto de utilidades.  






Fonte:

  • Batman em Batman- A Trajetória.
  • Dossiê Batman em Revista Mundo dos Super-Heróis nº 3, Editora Europa (2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário