terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Os punhos mortais de O Santo, o maior herói do México

Por Valdemar Morais


El Santo, em capa de sua última série (2005)
(Fonte: Sensacional de Luchas)



Nome Original: El Santo.
Criadores: Rodolfo Guzmán Huerta e José G. Cruz.
Alter-egos: Desconhecido.
Primeira Aparição HQ: Santo: El Enmascarado de Plata nº 1, Ediciones JGC (1952).














Rodolfo Guzmán Huerta (1917-1984) foi um lutador mexicano de wrestling, o famoso Telecatch ou Luta-Livre, grandes espetáculos nos quais combates ensaiados com direito a mocinhos e vilões emocionam plateias pelo mundo. Em 1942, Huerta, que começou a lutar com apenas 16 anos, entrou para o time dos mascarados, a elite do wrestling, e, para tal, assumiu a alcunha de Santo, El Enmascarado de Plata. No começo, ele era o vilão nos confrontos, mas algum tempo depois virou o mocinho dos ringues e se tornou o lutador mais popular do gênero e um verdadeiro ícone do México.

Essa popularidade logo gerou sensação e chamou atenção do quadrinista José Guadalupe Cruz (1917-1989), que promoveu a inserção do personagem no mundo dos quadrinhos. Com uma técnica que misturava desenho e fotonovela, contando com a participação do próprio Huerta fantasiado de Santo, Cruz apresentou aos mexicanos a origem do misterioso herói que jamais mostrava seu rosto.

Um homem vestido com calça colante, botas, capa e uma máscara prateados é ferido de morte no confronto com bandidos e desesperadamente vai ao encontro de seu filho. O pequeno, chocado, promete cumprir a promessa imposta pelo outrora vigilante: lutar contra o mal em todas as suas formas usando a máscara de prata. O jovem sepulta o pai e passa dezesseis anos se preparando para empreender sua missão, ao mesmo tempo em que fica obcecado em vingar a morte do pai, vingança esta que concretiza justamente em sua estreia como aventureiro. Chamando-se de Santo, o Mascarado de Prata, ele passa a combater o crime.

Sair só no muque contra os piores monstros é hábito para O Santo
(Fonte: Comicvine)
Exímio lutador e dotado de reflexos aguçados por anos de treinamento, além de uma coragem inabalável, o Santo enfrenta um sem número de adversários como assassinos, gangues e assaltantes, mas seu caminho também cruza, vez por outra, com criaturas sobrenaturais como vampiros, bruxas, sereias e até múmias. Dentre seus inimigos, se destacam o chefe criminoso Indo, o cientista assassino Kroto e Bongo, um monstruoso guerreiro capaz de transformar pessoas em zumbis.

No decorrer de suas aventuras, Santo encontra o garoto Bobby, um grande fã que se torna seu fiel escudeiro, e conta com o apoio do Chefe de Polícia, que sempre o chama quando a ameaça parece ser demais para as autoridades. No confronto com inimigos mais cruéis, o Santo também pode contar sempre com a proteção de Kyra, a Maga Branca, seu grande amor, que espera viver com o Santo no Olimpo, a morada dos heróis, quando o mundo já não precisar dele. 




Fonte

  • O Santo em Mundo dos Super-Heróis nº 32, Editora Europa (2012);
  • Santo, El Enmascarado de Plata em Kingdom Comics.


Nenhum comentário:

Postar um comentário